O termo “check-up cardíaco” é um termo que, atualmente, se refere a uma avaliação cardiológica cujo objetivo é realizar o diagnóstico e a prevenção das principais doenças do coração. Com isso, tenta-se evitar uma interrupção abrupta da vida ou que a qualidade de vida seja reduzida. Fatalidades poderiam ser evitadas com medidas de prevenção e orientações para uma vida mais saudável.
Antigamente, o check-up consistia na realização de uma bateria de exames sem critérios muito bem estabelecidos com o objetivo de averiguar a presença de alguma doença que pudesse estar oculta.
Atualmente, embora o termo seja utilizado entre leigos, o conceito mudou. Hoje, realizar check-up é fundamental, porém com critérios bem estabelecidos. Isso porque, muito mais que detectar doenças de forma precoce, também é importante evitar que elas surjam.
A medicina atual possui meios para detectar alterações e reverter o quadro de muitas doenças que podem chegar a ser fatais. Realizar uma avaliação cardiológica é muito importante, principalmente, em homens acima de 40 anos e em mulheres na fase do climatério, período em que aumentam os índices de infarto. No entanto, esta avaliação deverá ser antecipada quando há:
– Histórico familiar de infarto ou morte súbita (principalmente em parentes de primeiro grau);
– Pais ou irmãos com aumento do colesterol;
– Sintomas como falta de ar, palpitações e dores no peito;
– Medidas de pressão frequentemente maior ou igual de 140×90 mmHg;
– Tabagismo;
– Diabetes;
– Doença cardíaca na infância ou sopro cardíaco;
– Planejamento da realização de prática esportiva;
– Sobrepeso ou obesidade.
A avaliação cardiológica de rotina e o acompanhamento são obrigatórios para aqueles que já detectaram alterações como colesterol alto e hipertensão. Além disso, é indicada para diabéticos e também para quem já teve infarto. Embora não tenham cura, essas doenças podem ser controladas.
Caso não haja esse controle, o risco de complicações graves como “derrame” (acidente vascular cerebral) e infarto é alto. Isso afeta de forma brusca a qualidade de vida das pessoas.
A partir dos achados e de acordo com o sexo e idade do paciente, são propostos os exames necessários. Posteriormente, eles são analisados e interpretados para o paciente por meio do médico, com o auxílio do qual se chegará a uma decisão conjunta.
Dentre os exames mais solicitados encontram-se:
Eletrocardiograma;
Radiografia de tórax;
Teste Ergométrico;
Ecocardiograma Bidimensional com Doppler;
Cintilografia miocárdica;
Tomografia de coronárias;
Ressonância Magnética Cardíaca.
A solicitação de determinado exame vai depender da análise criteriosa de cada caso. Já que alguns envolvem radiação, é importante que cada exame solicitado seja, de fato, necessário.