“Óleo de coco e fatores de risco cardiovasculares”

Existem algumas dúvidas se o óleo de coco traz benefícios para saúde cardiovascular e nós iremos te explicar mais sobre isso: Por ele conter 90% de gorduras saturadas, dietas com altos níveis de gordura saturada podem aumentar o colesterol ruim (LDL- colesterol) no sangue e podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares comparado com as dietas com gorduras poli insaturadas (óleos vegetais e azeite).

Neste estudo, o óleo de coco aumenta o colesterol total, LDL – colesterol e HDL – comparado com os óleos vegetais e não alterou a inflamação (PCR reativa), glicemia de jejum, peso corporal, ou circunferência abdominal e portanto não alterou os fatores de risco.

Entretanto, aumentou o colesterol total em 14,69 mg/dL e o LDL em 10.4 mg/ dL.

Lembrando que o aumento de 10.4 mg/dL de LDL – colesterol pode significar de 5 a 6% de aumento de risco de eventos cardiovasculares!

Não existem evidências que suportem o uso de óleo de coco em substituição a outros óleos vegetais para redução de risco, pelo contrário, ele leva ao aumento do risco de doenças cardiovasculares! Por isso, não use óleo de coco para cozinhar no dia-a-dia. Você estará aumentando muito o consumo de gorduras saturadas!

 

# Ref. Effect of coconut oil consumption on cardiovascular risk factors . Revisão sistemática!

Circulation January 14-2020

“ Saúde para o seu coração “